Blog Vacilooou!!!

Quando o redator não revisa o que escreve...

Vacilooou é uma coleção de erros de português cometidos por profissionais redatores. A intenção é alertar sobre a falta de revisão em títulos, corpo do texto de notícias ou outras peças veiculadas pelos meios de comunicação ou publicidade.

Blog Vacilooou!!!

Quando o redator não revisa o que escreve...

Vacilooou é uma coletânea de erros de português cometidos por profissionais redatores. A intenção é alertar sobre a falta de revisão em títulos, corpo do texto de notícias ou outras peças veiculadas pelos meios de comunicação ou publicidade.

Estratégias para elaboração de TCC

Inúmeros acadêmicos sentem-se embaraçados quando o assunto é elaboração de TCC. Sentem-se sobrecarregados, confusos, não sabem por onde começar. Então procuram desesperadamente por ajuda. Nessa fase, muitos, realmente, trocam os pés pelas mãos. Este e-book traz o essencial para que o acadêmico possa elaborar o seu Trabalho de Conclusão de Curso com relativa tranquilidade.

Leia mais!

Ataque a escola ou à escola?

O emprego ou não da crase continua sendo um problema para a maioria dos brasileiros, inclusive para aqueles que teriam, a fortiori, obrigação de conhecer melhor a respeito. Notícia do G1 de hoje diz: “Adolescente usou arma de pai em ataque a escola na Bahia; delegado investiga participação dele em outros casos”. O erro está tanto na chamada quanto na notícia propriamente dita. Ou seja, houve cochilo do autor e do revisor (se é que há um revisor de notícias no G1…). Corrigindo, o correto é empregar a crase: “… em ataque à escola”. Uma regrinha fácil para saber se

Leia mais!

Antes de nascerem ou antes de nascer?

No dia 26 de setembro, o portal R7 publicou uma chamada com erro de concordância: “Com dias de vida ou antes nascerem, filhos de famosos fazem sucesso”. À primeira vista está tudo certo, o sujeito é “filhos” e, portanto, concorda com “nascerem” e com “fazem”, no entanto, só o verbo fazer deve concordar com filhos, nascer permanece no infinitivo singular. Invertendo a frase, veremos como fica: “Filhos de famosos fazem sucesso dias antes de nascer.” Na língua portuguesa, quando diz respeito ao mesmo sujeito, só o primeiro verbo deve ir para o plural, o segundo permanece no singular. Tanto isso

Leia mais!

“à seco” ou “a seco”?

Seja lá o que significa construção a seco, como já comentado aqui anteriormente, não vai crase antes de palavra masculina. Por isso não se pode dizer “agradeço à todos”, “agradeço à Deus”, etc., formas muito comum de serem encontradas por aí. Portanto, o certo é “construção a seco”. Não se trata, obviamente, de uma notícia, mas vale a pena postar aqui como exemplo vacilo no português. Cartaz visualizado em 25/06/2022.

Leia mais!
Erros de português

Jovem Pan também vacilooou!!!

“Flavio Prado revelou o motivo de ter deixado para torcer para o São Paulo”. A frase ficou confusa e mal construída. Só faltou uma revisãozinha. Corrigindo: “ter deixado de torcer”. Notícia visualizada em 10/03/2022.

Leia mais!
Erros de português

Três erros feios numa frase curtíssima

O site “Verdão Web” é campeão de erros de português. Maltratam a nossa língua sem dó nem piedade. Numa só frase, erraram a grafia de “contra”, “jogar” e ainda esqueceram de inserir um artigo antes de 60º. Corrigindo: Contra o Santos, Dudu pode jogar o 60º clássico de sua carreira. Será que precisa consultar o VAR? Notícia visualizada em 13/03/2022.

Leia mais!
Erros de português

Qual a forma correta: “à Deus” ou “a Deus”?

O site “Aventuras na História” tem protagonizado muitos erros em seus artigos. No dia 18 de novembro de 2020 publicou uma matéria, sem dúvida, bem interessante a respeito do caso “Escola Base”. Porém vacilou no uso da crase. Antes de palavra masculina não vai crase. Portanto, o certo é “buscar a Deus”. Aproveitando, nunca escreva “agradeço à todos”; o certo é “agradeço a todos”. Notícia visualizada em 09/03/2022.

Leia mais!
Erros de português

Ataque a usina ou à usina?

Até você, BBC? Corrigindo: “A Rússia é criticada após ataque à usina”. Faltou crase. Até a gigante BBC vacila, hein! Notícia visualizada em 04/03/2022.

Leia mais!

Quer um trabalho de revisão de qualidade? Contate-nos! 

Quer um trabalho de revisão de qualidade? Contate-nos!